HOME LÓTUS AGENDA TERAPIAS PROFISSIONAIS
HOME
LÓTUS
AGENDA
TERAPIAS
PROFISSIONAIS
LOCALIZAÇÃO
FOTOS
CONTATO

 

                                 As cores e suas aplicações

          As cores podem ser utilizadas em diversas áreas, com resultados incríveis. Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiatras, estilistas, publicitários etc. Elas têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções, podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como a vida familiar, nas relações em geral, na saúde, no trabalho etc.


          De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos :

  • estimulantes: vermelho, amarelo e laranja;

  • calmantes: índigo, azul ( tons claros ) e violeta;

  • equilibrante: verde.


          A Cromoterapia é a prática da utilização das cores no tratamento de distúrbios psicofísicos. É utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, na Índia, na Grécia e na China, com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando no físico e nos níveis mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente. Os adeptos da Cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton, no século XVII, conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, que o azul acalma, que o amarelo provoca sensações de alegria, e que o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.


          A cor é o principal instrumento utilizado pelo Feng Shui na busca de equilíbrio e harmonia em um ambiente. Cada cor é relacionada a um dos cinco elementos, Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal, proporcionando sentimentos e emoções diferentes.


          É importante compreender as características de cada cor para aplicá-la corretamente, dentro de um contexto e em um dado momento, pois podem ter tanto efeitos positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local, forma de aplicação no ambiente e estado do(s) indivíduo(s).




Site Map